Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Luiz Henrique trata em Brasília do Ano da França no Brasil

O governador Luiz Henrique se reuniu nesta quarta-feira (1º/7), em Brasília, com o ministro interino das Relações Exteriores (MRE), Ruy Nogueirano, e com o encarregado da missão de cooperação institucional da França, Gautier Givaja, para tratar da programação do Ano da França no Brasil. Na ocasião, foi discutida a possibilidade de contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e autoridades francesas na inauguração da filial catarinense da École Nationale d´Administration (ENA), prevista para o segundo semestre deste ano em Florianópolis. Estão sendo cogitadas as presenças do presidente da França, Nicolas Sarkozy, do primeiro-ministro François Fillon, ou um representante da área de Ciência e Tecnologia do Governo Francês.
Junto ao ministro interino das Relações Exteriores, o governador Luiz Henrique solicitou apoio para articular a visita do presidente Lula durante a vinda das autoridades francesas ao Brasil para as festividades de 7 de setembro. O ministro Ruy Nogueira instruiu sua equipe para dar andamento à solicitação com prioridade e afirmou que são grandes as chances de o evento contar com a presença do presidente Lula por ser este o ano em que está sendo comemorado o Ano da França no Brasil. Uma série de atividades culturais e turísticas está sendo promovida no período de 21 de abril a 15 de novembro em alusão às relações entre os dois países. A noite de abertura do 27º Festival de Dança de Joinville por exemplo, no dia 15 deste mês, vai contar com a apresentação da Companhia S’poart, um grupo de Hip Hop do Sul da França.
Entre as atividades previstas para acontecerem em Santa Catarina dentro da programação do Ano da França no Brasil estão o lançamento da pedra fundamental para a construção do Centro Cultural Brasil-França, no bairro da Agronômica, em Florianópolis. Outro evento é a realização do primeiro seminário de microeletrônica promovido pela École Nationale Supérieure des Mines de Saint-Étienne (ENSM. SE). Através de um convênio firmado há dois anos com o Governo do Estado, a École des Mines formou no início do ano a primeira turma do curso de especialização em Gestão da Inovação. A parceria entre o Governo do Estado e a França inclui a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufesc) e foi firmada por meio do Instituto Heliópolis.
Estiveram presentes à reunião o secretário-executivo de Articulação Nacional, Geraldo Althoff; o secretário especial de Articulação Internacional, Vinícius Lummertz; o secretário de Estado da Fazenda, Antônio Gavazzoni; e o secretário regional de Ibirama, Aldo Schneider; além do deputado estadual Jean Khulmann.
Fonte: Governo do Estado de Santa Catarina
01/07/2009


Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal