Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Funcultural apoia 27º Festival de Dança de Joinville

O Festival de Dança de Joinville, que teve sua abertura oficial na noite de quarta-feira (15), tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Funcultural. “O Festival de Dança é um evento que demonstra na prática a importância da integração do Turismo com a Cultura. O apoio do Governo do Estado, desde a primeira edição do Festival, é um exemplo de que esta é uma administração que coloca a cultura e o desenvolvimento do turismo como prioridades. O resultado é a visibilidade na mídia para Santa Catarina e Joinville, contribuindo para a promoção do destino e do turismo culturalem nosso estado”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel.
No complexo do Centreventos Cau Hansen concentram-se atrações como a Mostra Competitiva, Mostra Contemporânea de Dança, vários cursos e oficinas, e a Feira da Sapatilha. Na Mostra Competitiva, um dos momentos mais aguardados do Festival, são 228 coreografias em sete gêneros: Balé Clássico de Repertório, Balé Clássico, Jazz, Dança Contemporânea, Dança de Rua, Sapateado e Danças Populares. A Mostra começa nesta quinta-feira (16), e prossegue até o dia 24, exceto no dia 20 de julho, quando será realizada a Noite de Gala.
A primeira noite da Mostra Competitiva terá apresentações nos gêneros Balé Clássico de Repertório e Dança Contemporânea. As coreografias de Balé Clássico de Repertório serão avaliadas por Cecília Kerche, Ady Addor, Suzana Braga, João Wlamir e Lina Lapertosa. Na Dança Contemporânea, a banca será formada por Ângela Nolf, Alex Dias, Andréa Bardawil, Thereza Rocha e Marta César.
Ao lado do Centreventos Cau Hansen, está aberta da Feira da Sapatilha, sempre das 10 às 23 horas, reunindo por 70 expositores. Durante todos os dias o Palco Aberto tem apresentações de espetáculos e os expositores organizam workshops para os visitantes.
Já na Estação da Memória (antiga Estação Ferroviária de Joinville) e na rua Leite Ribeiro, situados na zona Sul da cidade, estão sendo realizadas de 16 a 19 de julho as mais diversas manifestações artísticas. A segunda edição da Rua da Dança este ano está mais ampla. Nesta sexta-feira começa às 18 horas e só termina às 21 horas, com muitas atrações, desde aulas abertas de Dança do Ventre e de Dança de Salão, Dança de Rua, e performances. No sábado e domingo, a programação começa bem mais cedo, às 9 e se estenderá até às 17 horas.
Para a comunidade e turistas que circulam em diferentes pontos da cidade, o Instituto Festival de Dança instalou 15 Palcos Abertos, como na praça Nereu Ramos, nos shoppings Cidade das Flores, Mueller e Centro Comercial Big Sul (antigo Shopping Americanas) e na Rodoviária. A principal atração na Nereu Ramos nesta sexta-feira ficará por conta da apresentação do Ballet Giselle, que será encenado pela Companhia Brasileira de Balé, do Rio de Janeiro, com mais de 40 anos de tradição em dança clássica no País. A comunidade vai ter o privilégio de assistir uma obra completa, com cenários, figurinos e todos os atos num espaço montado com coxias e camarins, e uma sonorização adequada para que a platéia possa acompanhar toda a dramatização da história no palco. O espetáculo tem dois atos de 40 minutos cada, com intervalo de 10 minutos, para retirada de cenário, mudança de maquiagem e de figurino, o público terá à disposição um espaço com 150 cadeiras para assistir a tudo sentando confortavelmente.
Nesta quinta, também abre a primeira noite da Mostra Contemporânea de Dança com os espetáculos Autorretrato de Erika Rosendo, de Joinville (SC), Sobre Ossos e Robôs do Núcleo do Dirceu, de Teresina (PI). Estas apresentações acontecem às 22 horas, no Teatro Juarez Machado, depois da Mostra Competitiva, que será realizada no Centreventos Cau Hansen.
Para completar toda esta ampla programação do 27º Festival de Dança de Joinville, estão sendo realizados 41 Cursos e Oficinas voltados para estudantes e profissionais da dança para se aperfeiçoarem. E desde quarta-feira, está em andamento o Dança Comunidade, um projeto de responsabilidade social do Instituto Festival de Dança. Este ano, 270 jovens pré-selecionados pela Secretaria Municipal de Educação terão aulas com o professor pós-graduado em Educação Psicomotora Márcio da Cunha. Nos Projetos Sociais foram pré-selecionados pela Secretaria Municipal de Assistência Social 90 jovens que assistirão às aulas do professor da Unidança, Renato Cruz.
Fonte: Governo do Estado de Santa Catarina
16/07/2009

 


Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal