Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

São Paulo comemora escolha de Beirute como capital do livro

A cidade libanesa foi escolhida pela Unesco como Capital Mundial do Livro de 2009. Em homenagem ao título, a Associação Cultural Brasil-Líbano promove a exposição 'Olhar o Líbano', em São Paulo.
A cidade de São Paulo vai prestar uma homenagem a Beirute, capital libanesa, que ganhou o título de Capital Mundial do Livro de 2009, escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Para comemorar o título, a Associação Cultural Brasil-Líbano promove de 21 de agosto a 20 de setembro a exposição “Olhar o Líbano”, que será realizada no Serviço Social de Comércio (Sesc) da Vila Mariana.
“Isso para nós é um motivo de muito orgulho, por isso vamos fazer um mês cheio de homenagens”, afirmou Lody Brais, presidente da Associação Cultural Brasil-Líbano. Beirute foi a nona capital escolhida pela Unesco para celebrar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais.
Segundo a presidente, a exposição vai apresentar fotos da capital libanesa, documentos históricos e livros de autores brasileiros e libaneses, como Gibran Khalil Gibran, Paulo Coelho, Aziz Ab’Saber, Miltom Hatoum, Raduan Nassar, Roberto Khatlab, entre outros.
A exposição fotográfica é de autoria do fotógrafo brasileiro Cristiano Mascaro, que vai apresentar cerca de 60 fotos da capital libanesa.
“Ele retratou lugares históricos, como Byblos, Baalbeck e lugares menos conhecidos, os mercados, as pessoas”, disse Lody. Segundo ela, a exposição também vai trazer jornais e revistas atuais de Beirute e um catálogo sobre a reconstrução da capital libanesa. Além da exposição, a mostra vai contar duas palestras. No dia 02 de setembro, o professor e geógrafo Aziz Ab’ Saber vai falar sobre a imigração libanesa, “Do Líbano ao Brasil”, que terá mediação do professor de língua e literatura árabe da Universidade de São Paulo (USP) Paulo Daniel Farah. No dia 10 de setembro, é a vez do escritor Salim Miguel, que vai abordar o tema “A influência das raízes ancestrais na literatura”, com mediação do professor de língua e literatura árabe da USP, Mamede Jarouche.
O evento conta com a cooperação da Unesco, com o apoio do Ministério do Turismo do Líbano e do Consulado Geral do Líbano em São Paulo.
Mais homenagens

Divulgação/Correios
Selo postal em homenagem a Beirute


Os Correios, empresa brasileira de correios e telégrafos, também prestou homenagem à capital libanesa com o lançamento do selo postal “Líbano-Beirute: Capital Mundial do Livro 2009”, que faz parte da série Relações Diplomáticas. O selo apresenta, no canto inferior direito, a imagem do filósofo e poeta libanês Gibran Khalil Gibran e, ao lado, em destaque, uma frase de sua autoria, “A sabedoria é a única riqueza que os tiranos não podem expropriar”. No canto esquerdo, tem alguns livros e a vista parcial da capital libanesa. Para a estampa do selo foram utilizadas as técnicas de desenho a nanquim, aquarela e computação gráfica.
Uma segunda homenagem foi feita pela Caixa Econômica Federal, que emitiu bilhete da loteria federal com uma estampa que remete Beirute.
Serviço Exposição “Olhar o Líbano”
Data: de 21 de agosto a 20 de setembro
Horário: de terça a sexta-feira, das 7h30 às 21h30 Sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h30
Local: Sesc Vila Mariana – Sala Leitura Atrium – 1º andar
Endereço: Rua Pelotas, 141 – São Paulo
Preço: Entrada gratuita. Retirar ingressos com 1h de antecedência
Palestras “Do Líbano ao Brasil”
Data: 02 de setembro
Horário: 20h30
Local: Sesc Vila Mariana, Auditório 1º andar

“A influência das raízes ancestrais na literatura”
Data: 10 de setembro
Horário: 20h30
Local: Sesc Vila Mariana, Auditório 1º andar
(Marina Sarruf)
Fonte: ANBA - Agência Nacional Brasil Árabe.
10/08/2009

 


Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal