Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Luiz Henrique abre 2ª Mostra Estadual de Vinhos Finos em São Joaquim

O governador Luiz Henrique abriu, em São Joaquim, na noite desta sexta-feira (28), no Clube Astréa, a 2ª Mostra Estadual de Vinhos Finos. O evento, que conta com apoio do Governo do Estado através do Funturismo e da Epagri, apresentou para degustação espumantes, vinhos brancos e tintos de doze vinícolas de Santa Catarina. Acompanharam o governador a secretária de Estado de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani, e o secretário de Estado do Planejamento, Altair Guidi.
Em sua fala, Luiz Henrique destacou que a vitivinicultura é atividade que mais agrega valor ao trabalho do agricultor em todo o mundo, com maior retorno de renda. “O vinho de qualidade tem poder de agregar valor ao trabalho humano como nenhum outro produto de origem agrícola”, disse.
O governador falou ainda da qualidade dos vinhos produzidos em Santa Catarina, em especial na Serra Catarinense. “Nossos vinhos, apesar de muito jovens, têm todas as condições de competir no mercado internacional pela excelente qualidade”, enfatizou.
O presidente da Associação Catarinense de Vinhos Finos de Altitude – Acavitis, Maurício Grando, agradeceu o apoio do Governo do Estado à vitivinicultura catarinense, principalmente pela redução no ICMS do vinho e falou do impacto da atividade na região. “Os vinhedos e vinícolas em plena produção, assim como os projetos em implantação, irão com certeza mudar o perfil desta região, de suas gentes e suas culturas, com resultados impactantes a médio e longo prazo na qualidade de vida”, destacou Grando.
Após os pronunciamentos das autoridades, os enólogos de cada uma das doze vinícolas participantes apresentaram aos convidados seus vinhos para degustação aos convidados. Com o objetivo de divulgar, promover e estimular a produção de qualidade dos vinhos catarinenses, a Mostra continua no sábado (29), das 14 às 21 horas, quando ficará aberta à visitação e comercialização dos vinhos expostos no Clube Astréa.
A 2ª Mostra Catarinense de Vinhos Finos é organizada pela Fundação de Turismo do Vale do Contestado (Conttur), com a parceria do Governo do Estado, Associação Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude – Acavitis, Sindicato das Indústrias do Vinho - Sindivinho, Epagri/ São Joaquim, Prefeitura Municipal, Associação da Rota Italiana e Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina (CISC). A primeira edição da Mostra aconteceu em setembro de 2008, no município de Pinheiro Preto, no Meio-oeste catarinense. (Nina Velho)
Fonte: Governo do Estado de Santa Catarina
28/08/2009


 


Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal