Fale conosco, e-mail, telefone e endereço.
Abertura

Expo Xangai: o escritor Paulo Coelho é o embaixador do Pavilhão Brasileiro

O renomado escritor Paulo Coelho, com livros traduzidos para 69 idiomas e publicados em 160 países, é o embaixador do Pavilhão Brasileiro na Expo Xangai 2010, que começa no próximo dia 1º de maio. Coelho é autor de ‘O Alquimista’, livro apontado pelo Guiness Book como a publicação com maior número de traduções no mundo, inclusive para o mandarim que alcançou o 1º lugar na Dangdang, a maior livraria online da China (março 2009). Ele participa em Xangai, no dia 3 de junho, das comemorações do Dia do Brasil na Expo 2010.
“Com muito orgulho participo do evento, e tenho certeza de que o Brasil irá mostrar todo o seu potencial: um país cheio de idéias e com muita capacidade de executá-las”, declara Paulo Coelho.
Considerado o terceiro maior evento do mundo – perdendo apenas para os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo – a Expo Xangai, com duração de seis meses, terá a presença de 192 países e 50 organismos internacionais. A estimativa de público visitante ultrapassa 70 milhões de pessoas, que ao longo de 184 dias irão visitar os pavilhões construídos numa área de 5 quilômetros quadrados.
O Pavilhão Brasileiro na Expo Xangai, cuja montagem e operação estão sendo executadas pela Apex-Brasil, entrou em fase final de decoração e irá mostrar a diversidade do país, cuja população é formada por imigrantes de vários cantos do mundo. Estimativas oficiais indicam que existam 200 mil chineses morando no Brasil.
Os visitantes do Pavilhão serão convidados a sentir o “bater do coração” das cidades brasileiras: suas curiosidades e peculiaridades. Telas de 180 graus irão desvendar a alegria das festas populares, a vibração dos jogos de futebol, a natureza exuberante, a modernidade que envolve a vida urbana e pólos industriais de alta tecnologia onde o desenvolvimento dá o tom da solidez da economia nacional. A proposta é, portanto, dar ao público um pouco da sensação de viver numa cidade brasileira.
E essa diversidade de pessoas, lugares, emoções são, também, características marcantes dos livros de Paulo Coelho, cujas obras – 18 livros e 12 novelas – já venderam mais de 135 milhões de cópias no mundo. Tanto que o escritor detém títulos expressivos, como os 33 prêmios internacionais recebidos por suas publicações. Designado mensageiro da paz pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o escritor também foi nomeado Conselheiro Especial da UNESCO para "Diálogos Interculturais e convergências espirituais”.
O fato é que o fascínio de Paulo Coelho pela busca espiritual o levou a escrever livros extremamente sensíveis, cuja abordagem humana permite uma ponte entre diversas culturas. O autor também dedica tempo a escrever textos para 183 publicações periódicas, editadas em 65 países, sobre temas do dia a dia.
O tema da Expo Xangai 2010 é “Cidade melhor, vida melhor”, ou seja, a questão urbana está no foco principal. O objetivo é chamar a atenção do mundo para a necessidade de se construir uma vida melhor nas cidades, promovendo a discussão e a divulgação de boas práticas de gestão sustentável dos ambientes urbanos.
Mais de 20.000 shows e programações culturais estão sendo organizadas pelos 192 países. O Brasil ocupará um espaço de 2.000m2 numa área onde estão também os pavilhões dos Estados Unidos, Colômbia e Peru.
Para mais informações sobre a participação do Brasil na Expo Xangai acesse: http://www.expo2010brasil.com.
Informações sobre a Expo: http://en.expo2010.cn.
Fonte: Agência Brasil.
02/03/2010


Página de aberturaÍndice de notícias.

Índice do Canal