Tocantins é Destaque Nacional no Desafio Sebrae 2010

Pela 3ª vez consecutiva, Tocantins ocupa o primeiro lugar no ranking dos estados com o maior número de inscrições em termos proporcionais. O Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) foi a instituição de ensino que se destacou na divulgação do programa e conseguiu 1.380 inscritos. Em segundo lugar ficou a Universidade de Gurupi (Unirg) com 812. A Universidade Federal do Tocantins (UFT) ocupa o terceiro lugar com 517 universitários inscritos. No total, houve 4.804 inscritos no estado.
Os participantes são de 90 cursos, dentre eles administração (1072), direito (909), ciências contábeis (467), engenharia civil (242), educação física (168), medicina/enfermagem (273), sistemas de informação (119).
Para incrementar a mobilização, além de visitas às universidades, exibição de vídeos, panfletagem e mídia espontânea, quem fazia a inscrição para o jogo ganhava ingresso para participar do show “stand up comedy”, da humorista Mhel Marrer, nos dias 13 e 14 deste mês, na UFT e no Ceulp/Ulbra, respectivamente. “As ações são pensadas valorizando as características dos jovens para despertar o interesse deles”, comenta a coordenadora estadual do Desafio Sebrae, Izana Assunção.
O superintendente do Sebrae/TO, Paulo Massuia, explica a importância em se conquistar parcerias entre as faculdades e as universidades do estado, afinal foram 27 instituições envolvidas. “A divulgação e o incentivo das instituições de ensino neste processo de inscrição é fundamental para o alcance das nossas metas. Pela terceira vez alcançamos o primeiro lugar, principalmente para tornar os universitários de Tocantins mais empreendedores e competitivos para o mercado de trabalho”, afirma Massuia.
Quase 160 mil inscritos no país
Juntas, as Unidades do Sebrae de todo o país alcançaram 158.484 inscrições, superando a meta de 135 mil. O diretor-técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, comenta a marca histórica. “Falarmos em números é necessário, pois eles traduzem o grande esforço que foi feito, mas não é suficiente. Temos que destacar, também, o significado humano dos resultados gerados pelo Desafio Sebrae. Em verdade, o Sebrae, com esse projeto, contribui efetivamente para a formação de jovens que, em número significativo, estarão à frente de negócios exitosos em futuro não muito distante”, afirma.
O Desafio Sebrae é uma competição de amplitude internacional, voltada para estudantes do ensino superior, que simula a concorrência entre empresas em um mercado virtual. No jogo, essas empresas são criadas e estruturadas de forma que possam fabricar, distribuir e comercializar seus produtos. Quem participa pode incluir o certificado no currículo e nas atividades complementares das faculdades e universidade. Como prêmio, os vencedores ganham uma viagem a um centro empreendedor internacional e notebooks.
Atuação do Desafio Sebrae no Tocantins
2006 - 400 universitários inscritos. Vencedora estadual: equipe Brasileirinha, composta por alunos da UFT e Católica de Palmas.
2007 – 1.474 universitários inscritos. Vencedora estadual: equipe Panterinha, com integrantes da UFT, Católica e do CEULP/ULBRA.
2008 – 2.551 universitários inscritos. Vencedora estadual: equipe Jus Empreendimentos de Gurupi, com acadêmicos da UNIRG.
2009 - 3.180 universitários inscritos. Vencedora estadual: equipe TSI-TO, formada por cinco estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para a Internet do Instituto Federal do Tocantins.
2010 - 4.804 universitários inscritos. (Marcela Pires)
Fonte: Agência Brasil.
19/04/2010




Notícias